Chag Pessach Sameach

Olá crianças

Aqui na varanda já falei sobre vários tópicos de Pessach ao longo desses anos ... já falei sobre a história... já falei sobre o jejum dos primogenitos... deixa eu ver... já falei sobre a caça dos Chametz... hoje vou falar do sentimento envolvido...

Durante Pessach comemos ervas amargas para lembrar da amargura da escravidão e Matzá que é um pão sem fermentação porque na fuga não "deu tempo" de fermentar a massa dos pães...

Só que as vezes a gente passa o ano todo comendo as ervas amargas e Matzá sem nos dar conta que já somos livres e queremos ser escravos... porque disso ? Vou explicar..

Pessach é a festa da libertação. Libertação dos judeus do Egito... saga contada bravamente pela Bíblia e que todos devem saber a respeito então não estamos tratando de algo desconhecido dos demais... (o que costuma acontecer com outras festividades judaicas).

Pessach é um processo contínuo de auto libertaçao... liberdade de viver seu potencial. Devemos sair do Egito todos os dias. O engraçado é que cada um escolhe seu Egito...quem está lendo já identificou o Egito que está ... eu acabei de sair de um bem pouco tempo atrás...até ontem mesmo estava comendo as ervas amargas...até que parei e pensei: nossa eu já estou livre... por que estou comendo isso? Não havia me dado conta. A gente não se dá conta, não é?

A gente fica tanto tempo escravizado com idéias...ou com planos que são fadados ao fracasso... ou com pessoas que não estão nem ai pra gente (quando eu digo que não estão nem ai falo sério...porque quem ama cuida e procura)... enfim... eu vejo isso com várias pessoas a minha volta... pessoas que possuem um potencial enorme pra felicidade e que estão presas...escravas no seu Egito particular... e que sinceramente eu espero que se libertem.

Pra ajudar na libertação clique aqui porque é impossível não sorrir com esses rostinhos felizes... adoro crianças judias cantando. Eu amo criancinhas judias ...e criancinhas não judias... Vocês vão gostar também. Risos

Dedico esse post a amigos queridos: A Izabelle (Chez Bebel), ao Renato Dasg, ao Mauro Damasio e ao Leo Perin ... o post foi feito pensando em vocês desejando paz. Shalom.


Dias felizes a todos



Comentários

Chag Pessac Sameach pra ti também minha amiga!! Que troquemos as ervas amargas pelos doces [mesmo que Rosh Hashanah já tenha passado, que voltemos aos doces que a festa nos deseja ao longo de todo o ano!!] E que essas ervas amargas que passaram seja como aquele remédio ruim que nos cura, mas que não precisamos mais tomá-lo novamente pq estamos melhores!! bjs
Izabelle Costa disse…
Depois de rios de lágrimas emocionadas aqui...Querida amiga, você tem o dom de emocionar através de suas palavras sempre bem colocadas. Que tal aproveitar as delícias que o comércio vende e passar a Páscoa substituindo as ervas amargas por aqueles ovos de chocolate lindos? Chega de amargura, de sofrimento! Você é uma pessoa maravilhosa e merece tudo de doce, gentil e que faça cócegas! Mil beijos, mil doces!
Anônimo disse…
Que lindo, amiga você me emocionou... já estou saindo do meu Egito... e você tem me ajudado muito... Obrigado por sua dedicatoria! Te adoro muito... Beijos!
Lilian disse…
Chag Sameach, Lany!
Tudo de bom pra vc!

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...