Na lanchonete...

Olá crianças

Embaixo do escritório existe uma lanchonete que pertence a um casal idoso... vieram de algum lugar no nordeste... esses dias descia eu para comprar um coca cola bebe (aquela latinha mini fofa), chegando lá encontro eles almoçando... e eu curiosa que sou perguntei como fazia para aquele maxixe ficasse com um molho tão marronzinho ( olha eu observando a comida alheia- vergonha mode on) ... bem ... eles me explicaram que usavam curry no molho e explicou que no nordeste quando eles eram novos ...no sertão ... se plantava o maxixe em volta da casa para dar "sustancia" na comida das crianças...

Dias depois comentava a respeito com a faxineira daqui sobre isso e ela disse que sua mãe colocava maxixe no arroz ou no feijão para "fortificar"... fiquei encasquetada com aquilo... como um legume tão inocente tem uma característica tão nobre...

A ze me contou que o povo do sertão não morre de fome por conta dessas idéias geniais ... de plantas que crescem sem muita preocupação... de ter sempre um pedacinho de terra para plantar... e que no Rio de Janeiro as crianças só comem produtos industrializados e ficam doentes, alérgicos etc...so on...

Ela me ensinou fazer a receita original de maxixada ... e olha que linda ficou... a base é um ensopadinho normal onde se acrescenta curry... e coentro em pó... comemos enquanto ela me contava as lembranças de infancia...

Depois disso fico aqui pensando...as crianças reclamam hoje em dia de não ter nugget...não tem isso ou não ter aquilo... e muitas crianças comem o que simplesmente dá no quintal, a fruta de uma árvore na esquina... e são felizes... por isso crescemos tão inconstantes...

A idéia desse posto é do Leo que também participou dos debates...enquanto escrevo ouço a rádio Mec...uma de suas preferidas ...mandando ondinhas para sua apresentação em breve na faculdade.

ahhh e sabe porque o maxixe dá sustancia? Porque ele tem ferro, proteina (simmm), calcio, muito potássio, vitaminas b1 b2 b3 b6 e vitamina C.

Vamos maxixar?

Dias felizes a todos !!!

Comentários

Izabelle Costa disse…
Nunca comi e não tinha curiosidade, até agora. Vou maxixar!
Danielle Sibin - @danisibin disse…
Eu não gosto de maxixe mas minha adoraaaaaaaaaaaa

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...