O que ando lendo...

Olá crianças

Sou uma curiosa em idiomas e história...então esse livro ai foi um achado... algo que faz tempos queria ler... além de lendas, gramática, explicações sobre origem de palavras... muito importante para não deixar morrer a tradição e origem de nosso país.

"Mais de meio século após sua publicação, o Curso de Tupi Antigo (1956) do Pe. A. Lemos Barbosa continua sendo o melhor compêndio para o aprendizado desta língua. Extremamente didático, rico em exemplos e referências bibliográficas, baseado em cuidadosa pesquisa das fontes originais, o Curso é item essencial na estante de qualquer interessado na língua dos habitantes da costa brasileira no começo da colonização.

A importância do livro não se limita a sua utilidade para o aprendizado do Tupinambá. O prefácio é um texto particularmente importante para a historiografia dos estudos de línguas indígenas, oferecendo uma crítica — ainda atual — a vários mitos que, professados por lingüistas de prestígio (como, na época, Antenor Nascentes), tendem a se perpetuar (como a suposta "artificialidade" da língua documentada pelos jesuítas)."
Dias felizes a todos!!!

Comentários

Lembro uma vez entrando em sala para dar uma aula de Francês uma aluna olha pro meu exempla do Método de Tupi-Antigo e faz aquela pergunta clássica: Qual a utilidade de se estudar Tupi?? E ainda mais antigo??

É em casos assim que eu sinto como se eu fosse desintegrar, como se eu estivesse prestes a ser reabsorvido pelo Ether ou entrar em combustão instantânea. Eu logicamente ignorei a pergunta... mas por dentro fiquei pensando em toda a utilidade para a mente e para o melhor conhecimento da cultura Brasileira
Izabelle Costa disse…
Tupi antigo???
Mais uma língua???? Puro luxo!!!
Minha amiguinha poliglota!
Aprender uma língua é a porta de entrada de um mundo novo ainda que tão próximo da gente. Amo!
Lany disse…
Concordo com vocês... a cultura brasileira está intimamente ligada com essas raízes "antigas" e conhecer tudo isso nos abre uma porta incrível no conhecimento.

Eu desintegro tb quando ouço esses comentários Leo ... ai sais.

Bjkas aos dois queridos

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...