Degustação de mel...


Olá crianças

Sempre fiquei "encasquetada" sobre essa coisa de florada das abelhas... essa vida privada das abelhas me incomodava... tipo... florada silvestre...laranjeira...eucalipto...como vou guiar as meninas (abelhas) ...como sei se elas coletaram néctar do eucalipto e não deram uma fugidinha para a laranjeira??? E se não tenho laranjeira ? Nunca terei mel de laranjeira? Ahhh é por isso que existe mel ruim? Amargo?

Curiosa como sou, fui fuxicar nas colméias da região e falar com umas abelhinhas sabidas...

É mais ou menos assim: As abelhas coletam néctar e pólen das flores... punto e basta.

As colônias só dependem da disponibilidade da florada...ou melhor... ter flor na região... de nada adianta a abelha e não ter flor... :(

Um dos problemas dos apicultores é a falta de conhecimento da florada que sofre mudanças ao longo do ano... e é ai que está o pulo do gato, ou melhor, o voo da abelha... eu sei que minha abelha coletou néctar na laranjeira porque é época de flor de laranjeira...

Mas para identificar tudo isso é necessário um levantamento botânico para saber qual as flores da região... não é qualquer lugar que você coloca a abelha e o mel vai sair maravilhoso...o mel fica um horror.

O Léo (que gosta de participar dos devaneios da Varanda)... me ajudou com as propriedades das floradas ...as quais foram usadas para a degustação:


Mel de Eucalipto: ajuda a combater a bronquite, a tosse e asma.

Mel de Laranja: regulador do intestino, tranquilizante natural. Ótimo para crianças.

Mel de Assa-peixe: tônico e depurativo do sangue, calmante. Ótimo para vias respiratórias.

Mel Silvestre: recomendado para o sistema nervoso, vias respiratórias e pele; é também calmante, laxante, desintoxicante. Altamente bactericida.

Mel de Bracatinga: Ótimo para enemia.

Mel de Morrão de candeia: Com sabor suave é usado para problemas de azia.

Na degustação os meus preferidos foram o mel de laranjeira ...docinho e singelo... lembra realmente a infancia... o mel de assa peixe é ótimo para quebrar a acidez do iogurte natural...amei... e o Morrão de Candeia o melhor dos melhores... não é tão doce quanto o de laranjeira nem ácido como o assa peixe... é a perfeição.

O silvestre achei ele amargo no final... o de Eucalipto com um sabor meio de ferro, meio azedinho... e o de Bracatinga amargo demais... mas todos de uma qualidade inquestionável... lá da Mania de abelha... eles possuem uma barraquinha na feirinha do Alto em Teresópolis e só vendem mel...estou querendo a pomada de própolis deles também...

Estou pensando em fazer um Leicah (um bolo de mel judaico) com um desses ai em cima... o que acham???

Dias felizes a todos !!!

Comentários

Acho que é o mel que trazem aqui para baixo pra feira onde compramos coisas indispensáveis para a manutenção da vida aqui em casa. Mel, Queijo, Manteiga, compotas e geléias.

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...