Segredos da Matriz...

Olá crianças

Nessa praça bucólica...cheia de árvores e banquinhos... fica a Matriz de Santa Tereza em Teresópolis... na atual praça Baltasar da Silveira... antes praça Santa Tereza... em volta o centro comercial de toda Teresópolis... as vezes se passa ocupado demais ou preocupado demais e nem se nota a grandiosidade dessa construção ...

A primeira igreja foi construida ali em 1855... demolida em 1927 e uma nova inaugurada em 1940...
Dentro dela ...temos 12 vitrais tchecos com cenas de Jesus em sua vida terrena... (detalhe para o vitral Jesus e as crianças)

Ela é toda em estilo neo gótico ...como a Basílica de Lourdes em Belo Horizonte...achei até bem parecidas ...
A pintura atual da Igreja de Santa Teresa, estudo cromático de Jehovah Silva, autor destas linhas, tem uma história pitoresca. Não sendo profissional da área, fotografou a Igreja em diversos ângulos, e trabalhou no Photoshop em busca da composição de cores adequada. Até então, a pintura da igreja sempre fora uniforme, em uma cor única.

A proposta que apresentou ao pároco Monsenhor Antônio Carlos da Motta e que foi aceita, há dez anos, tendo sido renovada este ano acompanhando o mesmo estilo resultante do estudo, teve os seguintes pontos básicos - cores marrom café, palha, branco e areia, aplicadas para atender ao objetivo de se mostrarem todos os detalhes da igreja, pois grande parte não era vista por falta de contraste; outro objetivo foi o de destacar as colunas do corpo principal da igreja.

Quanto à escolha do marrom como cor básica, foi para atender o objetivo de caracterizar a Igreja como de Santa Teresa, cuja cor do hábito é essa.

Dias felizes a todos !!!

Comentários

Hausderpuppen disse…
Olá Lanynha,tudo bem?Escrevo-lhe para dizer que sou a Rubiana,do clube da carta.Recebí sua cartinha esta semana e fiquei maravilhada e imensamente feliz;saibas que tua carta estará seguindo para tí já na próxima semana,ok?Mandaría já neste exato momento se fosse possível rs;porem onde moro nao existe correios.Aproveito para lhe dizer tambêm que adorei teu blog e já estou lhe seguindo.Eu tambem tenho um blog,que é o:http://www.hausderpuppen.blogspot.com.Se quiser visitar-me lá no blog,ficarei muito feliz :0)
Beijinhos e é um prazer lhe conhecer!!!:0)

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...