Museu Von Martius - Teresópolis


"O peregrino sente-se aqui ao mesmo tempo elevado e inquieto. Os horrores da solidão destas sombrias trevas da floresta unem-se ao gozo duma contemplação tão estranha, e com a admiração e a veneração do onipotente que criou aqui, diante dos nossos olhos, um novo mundo, que nos fala em linguagens antes nunca sentida e nos revela magia, mesmo na vida modesta do silencioso reino dasplantas, o vigor e a majestade de sua criação. "Von Martius sobre a Serra dos Órgãos.
Olá crianças

Olha o post que eu estava devendo a todos vocês...


Há quem entre nessa casa para ver a maquete da Serra dos Órgãos... nada contra a tal maquete... mas deveria estar em outro lugar... se observarem nem fotos da tal maquete tem aqui.

Outros entram e nem observam as lâminas com suas ilustrações feitas com tamanha precisão de detalhes... ele foi o pai da Ilustração Botânica.
Outros ainda nem sabem da importancia da Ilustração Botânica... pensam que hoje em dia podem ser substituidas por fotografias ... quanto engano.




Von Martius foi médico, botânico, antropólogo e sempre achei linda a forma que ele falava de forma tão apaixonada pelo Brasil... em seu livro tem passagens maravilhosas. Um visão de um ilustrador botânico observem como ele fala das sombras... da luz...

Conheci Von Martius nas aulas de Botanica da UFF com o professor Paulo Fevereiro...no Horto de Niterói...ali fui apresentada à Ilustração Botânica ...fiz o curso de Ilustração Botânica no Jardim Botânico do Rio ... e durante todo meu período de aluna de farmácia ilustrei para artigos e trabalhos ...depois tudo isso virou hobbie e até hoje quando estou stressada corro para desenhar uma folhinha... voltando a Von Martius...
Resultado da Expedição pelo Brasil ...Von Martius catalogou todas as ilustrações e textos em um livro FLORA BRASILIENSIS que no museu tem o original... olhe ali embaixo...

Se você quiser fazer uma visita ao livro online clique aqui... são ilustrações lindas. Lembrei muito de minha amiga Rosa Pereira, ilustradora botânica e professora da UFMG que se dedica a essa arte. Nosso encontro em BH foi perfeito com autógrafo e tudo em meu livro ...


Minha crítica: retiraram do museu os manuscritos, cartas e trabalhos recuperados do Von Martius... uma lástima.

O Ibama que é o administrador do parque deveria colocar um guia no museu que soubesse da infinita importancia do trabalho do Von Martius... o que qualquer biólogo deveria saber ... e não uma pessoa que só "toma conta" da casa ou dos turistas...sei lá o que... tenho a impressão que eles só decoram aquela maquete...porque já entrei na outra sede e o rapaz só sabia me explicar sobre a maquete e nada além... é uma lástima 2.

Pronto falei... odeio pouco caso com a história... coisas que não acontecem em outros países.

Em volta do museu existem cachoeiras lindíssimas que o Von Martius conheceu quase intocadas.


Dias felizes a todos !!!

Comentários

Francisco Neto disse…
Lany, paz. Excelente mensagem.

Att.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Prof° Netto, F.A.
Eu adoraria ver com você essa exposição em Teresópolis...
Adorei passar esses momentos nessa varanda!...
Olá Lanynha ,
Sou recepcionista deste museu , e pesquisando mais sobre Von Martius encontrei seu blog , e achei super interessante seu post =)
Se me permitir lhe fazer uma correção , o museu encontra-se no Município de Guapimirim na verdade , uma cidadezinha abaixo de Teresópolis =)

Um grande abraço e parabéns pelo post ....

Priscilla Mônaco

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...