Grande sertão: veredas.

"O senhor estude: o buriti é das margens, ele cai seus cocos na vereda - as águas levam - em beiras, o coquinho as águas mesmas replantam; daí o buritizal, de um lado e do outro se alinhando."

Olá crianças


Toda vez que tenho viagem marcada para Brasília pego um livro que fala do cerrado para que eu possa entrar "na estória"...ontem recomecei o livro do Guimarães Rosa...ainda não consegui terminar de ler esse livro...sempre tem outros mil na fila... e é uma pena porque ele é maravilhoso... e essa semana eu descobri o que são veredas. O sertão do centro oeste é cheio de veredas...ou melhor... era cheio de veredas.
Cheio de veredas e com esse céu enorme de lindo sem nada nem ninguém para atrapalhas...já repararam que os prédios, montanhas e árvores nos tiram a visão do céu? Pois então ...no planalto central nada tira essa visão...o céu é seu.
Mas vamos ao que são veredas:
Vereda se constata de longe: é onde tem buritizal. As veredas são oásis no sertão, nascentes de água que alimentam os rios e aglomeram bicho de tudo quanto é tipo. Água nos Gerais viaja assim: aflora do fundo da terra, vira córrego, vira rio e depois vai desaguar no Velho Chico. Guimarães Rosa

Mas o desmatamento da região anda acabando com as veredas e colocando em risco animais, plantas e também pessoas que ali moram... Guimarães Rosa já previa isso ... Grande Sertão: Veredas foi publicado em 1956, ano em que o presidente Juscelino Kubitschek começava a querer construir Brasília.
Bem no meio do cerrado, Brasília. A cidade matando o sertão.
Depois, a rodovia: eixo de transformação profunda entre Belo Horizonte e o Planalto Central. O asfalto matando o sertão.
Na boca de Riobaldo:
"Diz-se que o governo está mandando abrir boa estrada rodageira, de Pirapora a Paracatu, por aí...".
Enfim hoje está a maior parte do sertão como a foto ali em cima que tirei na minha última viagem de carro ... ir de avião tem essa desvantagem ...não dá para perceber essas mudanças... mas como diz o Guimarães :
Sertão é dentro da gente.

Dias felizes a todos !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...