O contador de estórias e Verne


"Corria o ano de 1866. Inesperadamente, o mundo foi abalado por um acontecimento fantástico, fenômeno inexplicado e inexplicável, que certamente não foi esquecido..."



Olá crianças


... E assim começa o livro "Vinte mil léguas submarinas" do Júlio Verne... e foi esse livro que salvou o Roberto Carlos Ramos... o filme "O contador de estórias" conta a vida dele... interessante ver como a FEBEM era vista na época... A FEBEM da época era divulgada às classes populares (anos 70) como uma solução para o futuro de seus filhos e assim o pequeno Contador de Histórias fora parar em uma delas, para dela fugir milhares de vezes.


O filme, baseado em uma história real, só vem comprovar que esta política pública que institucionaliza vai pelo caminho errado e as novas Leis de Adoção, sancionada há pouco pelo Lula, caminham na direção certa!


Ele teve a sorte de ser recebido por uma pedagoga francesa que o adotou...e com ela recebeu de volta o lar que ele perdeu ao entrar na FEBEM.


Por isso acredito mais no resgate das famílias, em projetos que busquem o tratamento familiar, ou familiares possíveis, e ainda, em ajuda financeira às famílias sem que estas precisem abrir mão de seus filhos ou perdê-los para o trabalho ou a exploração.


As pessoas que trabalham nestas Instituições se sentem “carcerários” e não educadores. Acham válido torturar e não pensam que isso é um abuso de poder que pode comprometer ainda mais estes jovens.


O que Júlio Verne tem a ver com tudo isso... as crianças não tem mais contato com Verne nos dias de hoje... a importancia disso para o post? Deixam de ser crianças. A realidade é dura para uma criança que não pode sonhar com um monstro de mil tentáculos e um capitão Nemo pra ajudar.


Clica aqui pra conhecer o contador de estórias.

Dias felizes a todos !!




Comentários

O dom de escrever não é dado a todos... apenas para aqueles humildes e sensíveis de coração.

Me disseram que hoje é dia da inspiração... não sei bem ao certo, mesmo assim, passo-te um desejo: continue essa pessoa linda de sentidos e continue cultivando este belo blog!

Abraços!
Poetíssima#

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...