Kokeshis ... e filme de terror


Olá crianças


Será que tem filmes de terror com o tema das Kokeshis??? Porque acho que daria um senhor enredo... uma bonequinha tão linda com uma estória tão sinistra que me rendeu altas zoações por parte do Leo ..que está envolvido em estudos indígenas no momento...e aconselho a passarem lá na Taverna.


As Kokeshis são bonequinhas japonesas que não tem braços nem pernas..são originárias no norte do país... existem duas lendas sobre as origens delas... a primeira conta que as bonequinhas não possuem braços nem pernas em "homenagem" as crianças que em tempos de fome eram sacrificadas... ou tinham seus braços e pernas arrancados para alimentar a vila... (existe algo mais sinistro?) ... traduzindo o nome delas seriam "crianças perdidas"....


A segunda estória...não menos sinistra... diz que os japoneses, especialmente da Ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro ou crematório de seus entes queridos. ..


Crianças com morte pré-matura, ou antes de completar os 12 meses de idade teriam sua alma fixada nas tradicionais bonecas, para que não se sentissem perdidas na situação além morte. Os familiares mantém a boneca sobre os lápides ou em casa quando o corpo é cremado. É tradição adotar bonecas "abandonadas" com a justificativa de boa sorte no lar.


Sob a justificativa de alegrar o espírito da criança que está retido na boneca, é tradição oferecer frutas, doces, brinquedos e origami mensalmente no dia da morte da criança, evitando assim azar ou maldição.


Por isso que sempre digo antes de levar objetos de outras culturas pra sua casa... procure sempre saber qual a estória envolvida... tem coisas que só possuem significados dentro de determinadas tradições... e se você tiver uma kokeshi em casa melhor fazer um origami correndo pra ela... vai que a "criança perdida" resolve se "achar" de noite e ir puxar sua perna??? Melhor não arriscar...


Comprei uma Kokeshi procê viu Leo?!!! Pra fazer companhia a menininha do órgão... fim das estórias de fantasmas de hoje.


Dias felizes a todos !!

Comentários

Olha aí as Kokeshi!!!
Nossa são bunitinhas...mas assustam...imagina...só o fato de não terem braços.

Falando em lembranças compradas por ai!! Como amo arte funerária... principalmente do Pére Lachaise...dá um post isso né...rsrsrs
Renata disse…
Eita que sinistro, como uma coisinha tão delicada tem uma história sinistra assim.. ???
Izabelle Costa disse…
Vou pensar mil vezes antes de adquirir enfeitinhos novos!!!!!
Será que os elefantes aqui d ecasa querem dizer algo? E as corujas?
kkkkkk

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...