Da série explicando símbolos judeus: hoje o CHAI

O Chai que é um símbolo judeu e um chá indiano ..kkkkk
Olá crianças



Esse é um post ecumênico feito com a ajuda do Claudio (católico) e euzinha(judia) ... já faz um tempinho que conversando com ele confirmei um pensamento meu antigo...a questão não é a religião e sim o seu comprometimento com a religião.

É fácil generalizar atitudes ...dizer: judeus são assim...católicos são assim ... e fechou o diagnóstico..mas a questão é qual é o seu comprometimento com a religião que você diz professar..fora isso não há o que discutir..porque no final do post você nota que os conceitos são os mesmos com nomes diferentes... vamos ao Chai esse símbolo ai do pescoço de Lanynha:



O judaísmo é centrado muito na vida..não na morte... e o chai é essa representação. Esse símbolo é a junção de duas letras Ched e yod e representam o D'us vivo..e o que tudo isso tem a ver com um pingente?



Quando um pai, mãe etc... presenteia um recém nascido com algo com esse símbolo é uma benção que significa: vida separada... ou melhor: vida de D'us. É algo que nos separa não de outras religiões mas da manifestação do mal tipo: essa vida é separada...sai fora... kkkkk



E tudo isso começou quando Moshe foi chamado lá na sarça ardente e saber o que o futuro dele reservava... lá na sarça o que ele ouviu? _Tire as sandálias porque o lugar onde pisas é santo...



E o conceito de povo santo vem daí ... o conceito de vida de D'us. Quando se reconhece isso o que acontece? Por exemplo, se quem convive com você é uma vida de D'us .. é um presente dele a você...e como presente essa pessoa é considerada santa. Não perfeita... mas passamos a ver os defeitos com outros olhos também...mas pra tudo isso acontecer existe aquele comprometimento do início do post... esse é o significado do Chai.



E conversando com o Claudio na viagem descobri que é o mesmo conceito desse video... ao usar esse pingente os judeus não se sentem diferentes, separados nós só nos conectamos com um conceito maior... sabemos que temos que nos preservar e nos respeitar porque se estamos vivos é por um presente de D'us e queremos sempre estar cercados por pessoas com o mesmo nível de comprometimento... e isso não tem a ver com religião ...ou tem ... mas não com uma religião em específico.


Resumo da ópera: vamos respeitar as pessoas e se você não é um solo sagrado tá na hora de pensar no conceito.


O video dessa vez não é em hebraico ... nada a ver com Israel ... foi uma surpresa feliz resultado de uma conversa especial ... clica para a surpresa!!!!

"seja bem vindo ao meu lugar...a esse coração.."


Dias felizes a todos !!

Comentários

Izabelle Costa disse…
Ai sais!
A tonta aqui pensava que era um gatinho estilizado
Unknown disse…
Adorei ! Amei saber disso ! Rsrsrsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...