Hemingway .. Cuba.. Korda ..e o um monte de coisas

Hemingway e Fidel... cada um em sua revolução...

Olá crianças


Existem duas formas de ver o mundo a nossa volta ...ou melhor..existem duas realidades... Hemingway escolheu retratar a boa... durante todo o período que ele morou em Paris ..lá por 1920 ele passou por momentos hardcore... mas que poucos conhecem..porque simplesmente ele escolheu não dizer... ele dizia que eram escolhas ..e ele escolheu naquele momento ir para aquela cidade que fervilhava cultura na época...e sofrer as consequencias de sua escolha.

Lá ele escolheu ficar sem uma das refeições do dia e não comprar roupas... para que pudesse comprar os livros que queria ler... comprar o melhor vinho... e quadros ..sua paixão...
Segundo ele ...ele não poderia reclamar porque era uma escolha consciente.

Escolheu também exaltar a beleza acima de tudo ..em seu livro: Paris é uma festa..que só foi publicado depois de sua morte...o motivo... seus amigos "politizados" criticaram esse viver que só via a beleza... mas na verdade o que eles sentiam era uma inveja quase calada por não ser um pouquinho Hemingway de suas vidas... isso aconteceu desde Caim e Abel...

Mas o ser humano Hemingway era diferente...seu problema não era que ele não via a tristeza a sua volta... era o contrário...ele era intenso demais... sentia mais que os outros... chorava ao ver pedintes pelas ruas de Paris, ajudou amigos mesmo sem ter..não serviria pra médico porque sentiria a dor do paciente (como Tuto diz) ... isso nenhum dos críticos foi capaz de sentir...

Através desse livro, que ele guardou consigo... só queria criar um mundo onde a beleza viesse em primeiro lugar..em todos os momentos ele acha algo de bonito para nos contar... por pior o momento retratado no livro.


Tem um filme que me cativou pelas belas citações de Hemingway desse livro...e descobri assistindo a esse filme que eu precisava muito ler esse livro porque me identifico com ele ... o filme é o Cidade dos anjos onde o Nicolas Cage é um anjo curioso por gostos e sensações... e que é louco pelos livros do Hemingway justamente porque ele é o mestre das sensações.. Tuto está lendo esse livro ...eu já li algumas vezes..e hoje a tarde estava lendo de novo..sensacional...um dos pedaços que me marcou:

"Comi ostras, que possíam forte gosto de mar e um trave metálico que o vinho branco gelado lavava, deixando somente o gosto de mar e a suculenta textura. À medida que ia sorvendo o líquido frio de cada concha e o fazia descer acompanhado do estimulante sabor do vinho, o sentimento do vazio foi me abandonando e me vi de novo feliz, cheio de planos."

"Quando a primavera chegava, mesmo que se tratasse de uma falsa primavera, nossos problemas desapareciam, exceto o de saber onde se poderia ser mais feliz."

O muito que essa cena evoca pescou um leitor famoso...o Che Chevara ... ele amava os livros de Hemingway ..e o Che foi um dos primeiros que teve acesso aos manuscritos desse livro... eram muito amigos ..e Hemingway morou em Cuba tendo contato direto com o Che e o Fidel.. e foi em Cuba que esse livro foi montado ..
E no meio deles estava o Korda.. o fotógrafo da famosa foto do Che Chevara que hoje existe em camisetas pelo mundo afora..ele foi o fotógrafo da revolução e no seu livro "Cuba por Korda" ele consegue fotografias que falam mais que mil palavras...assim como Hemingway ele capta os sentimentos, sensações... como essa foto ai embaixo de Fidel e sua esposa (vocês não sabem como foi grande essa mulher ai...fica pra outro post):



Isso tudo é pra dizer que a beleza existe...mesmo em uma Revolução... essa foto ai em cima diz muita coisa pra quem quiser ver... e se existe no meio da revolução existe ai com você..comigo também..só é preciso saber olhar.

Conclusão:
"Gente infeliz detesta saber que felicidade existe. Não gaste sua energia tentando provar o contrário."

Dias felizes a todos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...