Canjica ..meu povo


Olá crianças


Mais lembrança de família...o lado católico da família passava a semana santa comendo essa iguaria... eu quando os visitava nessa época tinha que provar canjica de casa em casa.. não bastava um potinho de canjica...era um prato..e ai da gente se não comesse.. kkkkkk lembrei disso ao ver essa canjica receita da Ze aqui na minha mesa... e peguei a receita pra gente olha ai:
1 saquinho de canjica
1 l de leite
1 xícara de açúcar
1 lata de leite condensado
2 vidros de leite de coco mini
2 pacotes de coco ralado
canela
cravo da Índia
Já viu que fica pra lá de especial... não é mesmo???
De onde sai o milho de canjica??? Bem segundo minhas pesquisas ...Ela é obtida retirando-se o gérmen, que é usado na extração do óleo, e a película externa do milho.
O processo, tradicionalmente, era este: o milho secava no pé, o que resultava em grãos saborosos e doces; depois os grãos debulhados eram socados no monjolo para extrair o gérmen e a película externa.
Hoje, nas indústrias, o milho usado para canjica deve ser duro e seco, embora a secagem final ocorra em secadora elétrica. Os grãos são degerminados numa máquina chamada canjiqueira. Então são polidos para retirar o pó, lavados, secados e embalados.
Interessante, não???
Outra coisa interessante é que eu pensei que esse doce fosse basicamente portugues mas não, é predominantemente um doce afro-brasileiro ...o que quer dizer isso??? Foi um doce praticamente inventado no Brasil ... o processo de fazer o milho da canjica veio dos índios, o leite de coco foi um conhecimento trazido pelos índios da Polinésia.. e chegou na cozinha portuguesa pelos criados negros...
O léo do blog irmão da varanda ..clique aqui pra ver as novidades dele ... bem, o Léo acrescentou algo de suas viagens :

"Era costume no jantar (entre 12h e 14h) ou na ceia (à noite), quase sempre ter como sobremesa a canjica temperada com açúcar, nas mesas da população da cidade do Rio do Janeiro, antes da chegada da corte portuguesa ao Brasil, no início de 1800. A afirmação é baseada em teses de médicos que viviam naquele período e que analisaram a relação entre o regime e os hábitos do carioca."
Vamos então comer mais um potinho em homenagem ao Rio antigo ...kkkkkk
Dias felizes a todos!!!

Comentários

Ai ai...Canjica é tudo de bom, não é mesmo.
Eu gosto tanto de Canjica, arroz doce e compotas que quando morava na Itália ficava revoltado pq lá não tinha nada disso. Eu dizia que qd crescesse iria abrir uma fábrica de Doces Brasileiros para o Mercado Europeu. É que nem as frutas brasileiras que são tenebrosamente caras lá: Banana em geral...mas tem coisas que nunca se encontra...Cáqui, Maracujá, Cupuaçú etc..

Viva o Brasil!!

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...