Nevermore... Paul Verlaine


Ai ai ai Verlaine meu poeta que em suas viagens me leva à França antiga.. da época onde a arte fervilhava pelas ruas... e os poetas, pintores e artistas em geral se encontravam...

Nevermore

Ah, lembrança, lembrança, que me queres? O Outono
Fazia voar os tordos plo ar desmaiado

E o sol dardejava um monótono raio
No bosque amarelado onde a nortada ecoa.

A sonhar caminhávamos os dois, a sós,
Ela e eu, pensamento e cabelos ao vento.
De repente, fitou-me em olhar comovente:
«Qual foi o teu mais belo dia?» disse a voz

De oiro vivo, sonora, em fresco timbre angélico.
Um sorriso discreto deu-lhe a minha réplica
E então, como um devoto, beijei-lhe a mão branca.

— Ah! as primeiras flores, como são perfumadas!
E como em nós ressoa o murmúrio vibrante
Desse primeiro sim dos lábios bem-amados!

Paul Verlaine, in "Melancolia"
Tradução de Fernando Pinto do Amaral

..E ele não tem razão???
Me arrependo de não ter arrastado o original frances aqui pra casa... ai sais ...
Achei uma vez em um sebo do centro( de Niterói) um original de Verlaine em frances... acabei não comprando ... outros virão...
Dias felizes a todos!!

Comentários

Izabelle Costa disse…
Que eu amo francês e voltei a estudar você já sabe, claro.
Que eu gosto muito de Verlaine, talvez você ainda não soubesse.
Mas que eu tenho uma flor IGUAL a sua, só você vendo. Vou postar agora.!!!!!!!!
Vou procurar também o significado de coincidência. Já estou até ficando com medo!!!!!!!
rsrsrsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...