Bach salva, Bach cura... mas Debussy me rebata do chão...


Faz tempos..não muito... vô ligado em teoria musical, em música, en regência... disso o povo sabe... uma das minhas lembranças mais remotas é a belíssima obra de Debussy chamada "LA MER" muito conhecida hoje.


Ela é a música que se ouve na abertura do filme da Disney " Vinte mil léguas submarinas" precisamente um pedaço do primeiro movimento: "De l'aube à midi sur la mer".. do amanhecer a noite no mar... lembro de ter ficado tão feliz em saber que conhecia aquela música do filme. Bobinha eu ...mas são conquistas da infância que faz o que eu sou.


Bem LA MER tem tres movimentos, todos lindíssimos e cada um com uma característica, tenho um amigo que poderia falar muitas horas sobre La Mer mas perdemos contato..qdo estiver com ele novamente adiciono mais coisas aqui.



"De l'aube à midi sur la mer" - que é o que falei ai em cima onde vc é colocado no navio em alto mar com as ondas, as nuvens ... os problemas e as soluções. kkkkkkkkkkk


"Jeux de vagues" - aqui são as ondas que entram na brincadeira.
"Dialogue du vent et de la mer" - diálogo do vento com o mar, também belíssimo.

O FINAL do terceiro movimento é perfeito, como muitos dizem mergulhamos no mar de Debussy e acho que não é verdade. Mergulhamos em nosso mar com Debussy, acredito que era esse o objetivo de Disney..fazer a platéia mergulhar no filme.


Escutem a obra é muito especial... ai em cima foto dele com sua terceira esposa, a Emma ..lutaram muito pra ficar juntos..coisa difícil de se encontrar nos dias de hoje. La Mer foi escrita no meio desse turbilhão emocional que ele vivia por isso tanta paixão e força em cada nota.

Bem expert em música é meu avô, eu sou ouvinte... e feliz por ele ter passado um pouquinho do muito que ele sabe pra mim. São coisas assim que sobrevivem às gerações.


Tarde linda pra todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...