Tsurus

Sadako Sasaki

Quando lançaram a bomba atômica em Hiroshima, Sadako Sasaki estava para completar dois anos. Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho.
Na fuga, foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável.
Estudava e brincava como outras crianças e uma das coisas que mais gostava era correr. Destacava-se nas corridas do colégio, quando de repente, começou a sentir tonturas.
Não disse a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício. Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão.
Levaram-na para um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia, o câncer do sangue, agora chamado "doença da bomba atômica".
Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.
Quase todos morriam e Sadako ficou assustada, pois não queria morrer. Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda dos pássaros, e fez uma dobradura representando um tsuru.
Sadako resolveu fazer os mil tsurus. Sem ficar zangada ou entregar-se, prosseguia lentamente dobrando. Sadako disse dos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro." Enfraquecida, Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros, em 25 de Outubro de 1955, rodeada por sua família, ela montou seu último tsuru e dormiu placidamente pela última vez.
Todos estavam admirados com sua determinação e paciência. Seus colegas de classe dobraram os pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...